segunda, 22 de março de 2021 - 09:50h
ALDEIAS INDIGENAS DE OIAPOQUE RECEBEM AJUDA HUMANITÁRIA DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE OIAPOQUE
Aldeias Indígenas de Oiapoque recebem ajuda humanitária da Cruz Vermelha Brasileira
Culminou nesta segunda-feira(22),a grande ação humanitária realizada pela Cruz Vermelha Brasileira em Oiapoque. Com ajuda de vários parceiros a Cruz Vermelha levou a 57 aldeias das terras Galibi, Juminã e Uaçá, ajuda humanitária através de cestas básicas, materiais de EPI’s e Insumos hospitalar necessários principalmente nesse momento de Pandemia.

A Instituição contou com a participação da FUNAI, Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPIO), DSEI-AP, Prefeitura de Oiapoque , através da Secretaria Municipal de Saúde(SEMSA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social(SMDAS)além de outros representantes dos povos Indígenas.
O Presidente da Cruz Vermelha Brasileira JÚLIO CALS, fez questão de vir até o município e participou de uma cerimônia na Aldeia do Manga onde fez a entrega simbólica de uma cesta básica, ao Cacique José Lito dos Santos, representando as demais que foram entregues às aldeias.
“ Precisamos olhar mais para os povos tradicionais,o homem que não reconhece e não valoriza quem fez muito pelo seu país , não poderá ter um futuro sólido.
Nossos povos indígenas precisam ser respeitados e amados.”
Disse em uma de suas falas o Presidente da Cruz Vermelha Júlio Cals
Durante os dias em que a Cruz Vermelha esteve presente em terras Oiapoquenses, várias aldeias foram alcançadas com as doações, assim como a sede do município.A intenção é minimizar os impactos sofridos durante à Pandemia pelo COVID-19 nesta região.
Estiveram presentes na cerimônia o Secretário Municipal de Saúde Jaiderson Nascimento, Secretário Municipal de Turismo Adailton Silva, Joelson Dias Presidente do IMTRANS, Andréia Marques Chefe de Gabinete da PMO, Representando o Prefeito Breno Almeida e Eliete Santos Diretora Técnica da SMDAS, representando a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Wellida Souza, além dos Vereadores Indígenas , Fernando Anika e Lilian Karipuna.