terça, 04 de fevereiro de 2020 - 13:34h
OIAPOQUE DISCUTEM CORONAVÍRUS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE OIAPOQUE

Órgãos ligados a Saúde em Oiapoque discutem: Coronavírus ? ? ?

A Posição geográfica do Município de Oiapoque( Fronteira com a Guiana Francesa), acendeu o sinal de alerta para o planejamento de enfrentamento e contenção do CORONAVÍRUS(coronavírus 2019 n-CoV).
No Estado uma comissão está responsável pela elaboração do plano que vai traçar estratégias de prevenção, vigilância e controle para o enfrentamento de uma eventual chegada do coronavírus ao Amapá e Ações específicas também serão definidas para a região de Oiapoque por se tratar de uma área de fronteira internacional com Guiana Francesa.
Enquanto acontece a organização do plano de contingência a equipe de saúde no Município já está sendo orientada quanto a prevenção, investigação de casos suspeitos, montando uma rede de protocolo de atendimento.
Os profissionais da saúde já estão sendo orientados, estabelecendo estratégias de atendimentos através da atenção básica, assim como o hospital está se organizando para receber possíveis casos suspeitos.
Representantes da Saúde (Estaduais e Municipais)reuniram-se nesta sexta-feira(31),no Hospital de Oiapoque.
Médicos, enfermeiros e outros representantes de setores ligados a saúde receberam principalmente orientações sobre situações de emergência.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o coronavírus 2019 n-CoV, “ É uma emergência pública de interesse Internacional” por isso tamanha preocupação, pois diariamente atravessam a fronteira pessoas vindas de outros países, a facilidade de acesso ao município sem um controle eficaz é um fator que preocupa.
O Serviço de Vigilância em Saúde do Amapá em reunião na capital , informou que NÃO HÁ , nenhuma notificação de caso Suspeita de Corona Vírus no Estado.
Inclusive há uma grande preocupação com a informações inverídicas que possam alarmar à população.
Porém o plano de contingência deverá conter ações através das áreas( laboratório, farmacêutica, Assistênciais, Vigilância Epidemiológica, transporte e unidades para atendimento).
É Importante a população ter conhecimento de que está havendo uma organização para uma possível situação de risco e os órgãos de saúde precisam estar preparados para atuar.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas