segunda, 15 de maio de 2023 - 13:08h
I FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aconteceu na manhã deste sábado (13/05/23), na Escola Joaquim Caetano da Silva, a 1° Formação continuada da Educação Infantil, realizada pelo Programa de Aprendizagem do Amapá Criança Alfabetizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Oiapoque - SEMED.
O público alvo desta formação foram Prof. da Educação Infantil, Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares.
Estiveram presentes também a equipe técnica e pedagógica da SEMED, através de seus coordenadores.
O secretário Municipal de Educação de Oiapoque - Willian Silva também destacou a importância das Formações e enfatizou a saúde emocional com o trabalho humanizado nas secretarias e que o mesmo seja constante nas Escolas para que nossos estudantes sintam -se cada vez mais acolhidos nos ambientes escolares de forma a priorizar a aprendizagem prazerosa e tranquila.
A temática desta 1° formação foi: A linguagem escrita na Educação Infantil: é possível falar sobre isso com crianças pequenas?
O objetivo desta temática é oportunizar um espaço para refletir e dialogar propostas práticas para o trabalho pedagógico com o sistema de apropriação da linguagem escrita, letramento e alfabetização, a partir de situações do cotidiano e da cultura na Educação Infantil, considerando as brincadeiras e interações como eixos norteadores das práticas associadas as habilidades de consciência fonológica.
Os professores puderam cantar, brincar e interagir uns com os outros vivenciando muitas dinâmicas interativas, como possibilidades para desenvolver nas crianças o olhar para a oralidade das palavras através das rimas, aliterações, consciência de palavras, consciência de sílabas e consciência fonêmica no ambiente escolar, ao mesmo tempo oportunizando espaço para escrita de textos, palavras e sílabas de forma direcionada, para que a criança perceba que a escrita é a representação do som da fala e que esta pode ser grafada com o apoio de outras palavras que compartilham as mesmas letras e sílabas e não meramente práticas de memorização e repetições descontextualizadas.
"É preciso envolver as crianças desde cedo nessas práticas reflexivas da linguagem escrita para o protagonismo das aprendizagens significativas dos nossos pequeninos na Educação Infantil, etapa onde inicia o processo de alfabetização". Destacou a Formadora Local do Programa Criança Alfabetizada Núbia Araújo.